sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prefeitura de Mucambo Assina Rateio com Policlínica de Sobral


Nada de só pensar em política eleitoral. O governador Cid Gomes passou três horas desta terça-feira, no Palácio da Abolição, reunido com prefeitos e representantes de 24 municípios da Zona Norte do Ceará, dentre eles Mucambo. O objetivo era dividir o custeio da Policlínica e do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) que funcionam em Sobral, dentro da microrregião de Saúde dessa banda do Estado.
A Policlínica de Sobral, que vai ser inaugurada na próxima semana, e o CEO já está funcionando.
O encontro serviu para o rateio do custeio e garantia de que os dois equipamentos vão atender a 613 mil pessoas.
Para Melhorar a qualidade de vida e a saúde de nosso povo, o Prefeito Manoel Gomes de Lima e o Secretário Municipal de Saúde Jailson Rodrigues de Melo conseguiram mais essa conquista, que trará ainda mais melhorias para a saúde de Mucambo, e um acervo maior de procedimentos, como, tomografia computadoriza, consultas de cardiologia, endoscopia , mamografia, no total são 731 precedimentos/mes. Por quê aqui, o Mucambo fica Cada vez Melhor!!!!
No contrato de rateio, ficam definidos quanto cada município assume no custo mensal das novas unidades regionais, com os custos compartilhados entre o Governo do Estado e todos os municípios que atenderão a população da Região, que corresponde a 613.104 habitantes. Na policlínica regional, o Governo do Estado participa com 42,42% dos custos mensais e os municípios da região com 57,58%. Já no custeio do CEO regional, o Governo do Estado assume 41% do custeio e os municípios 39%. Governo Federal fica com 20%.

Fonte: cearaemrede.com.br






São ao todo 24 municípios: Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Senador Sá, Sobral, Uruoca, Varjota.
Os consórcios públicos de saúde são uma inovação na gestão da saúde pública do Estado. Foram implantados no governo Cid Gomes para fortalecer a regionalização e promover a interiorização dos serviços de saúde, garantindo à população acesso a consultas e exames na própria região. A gestão das 22 policlínicas e dos 18 Centros de Especialidades Odontológicas que integram a nova rede de assistência à saúde do Ceará é através de consórcios públicos.
Todas as 22 microrregiões de saúde do Estado já criaram seus consórcios intermunicipais e estão implantados os CEOs de Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas, Brejo Santo, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tauá, Crato e as policlínicas regionais de Tauá, Baturité, Camocim, Itapipoca e Pacajus, todas essas unidades em pleno funcionamento.
As Policlínicas tipo II atendem 13 especialidades. Além de atendimento médico, nesses equipamentos a população tem acesso a serviços de radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria, coleta de patologia clínica, enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário